• Medicina Nuclear CDM Bauru
    (14) 3366-5500
  • Medicina Nuclear PET-CT Bauru
    (14) 3366-5520
  • Medicina Nuclear CDM Franca
    (16) 3708-1600
  • Medicina Nuclear CDM Marília
    (14) 3402-1200
  • Clique aqui para consultar um horário de atendimento e telefones.

    O CDM

    O CDM

    O CDM atua na área de Medicina Nuclear há 25 anos e é formado por um grupo de médicos nucleares em constante atualização científica. Contamos com clínicas nas cidades de Bauru, Marília e Franca e realizamos todos os estudos cintilográficos, PET-CT, procedimentos terapêuticos com radioisótopos, cirurgias radioguiadas.

    Histórico 

    A história da Medicina Nuclear em Bauru teve início em 1981 quando o Dr. Rodolfo Castilho retornou a sua cidade natal e introduziu a especialidade no Hospital Beneficência Portuguesa. A partir de 1990 a Medicina Nuclear no Brasil desenvolveu-se de forma acelerada amparada por novos recursos de processamento de imagens e novos radiofármacos. Esse desenvolvimento foi a motivação para a criação do CDM – Medicina Nuclear em Bauru que ocorreu em 1998 quando a unidade situada na Rua Antônio Alves foi construída e adquiriu equipamentos de última geração. Atualmente o CDM é formado por um grupo de 4 médicos nucleares em regular atualização e conta com unidades nas cidades de Bauru, Marília e Franca. Em 2012 foi inaugurada a segunda unidade de Bauru especializada em exames de PET-CT. 

    Exames e procedimentos terapêuticos

    Realizamos todos os estudos cintilográficos, PET-CT, procedimentos terapêuticos com iodeto–131I, samário-153 e MIBG–131I, além de cirurgias radioguiadas. Os procedimentos terapêuticos que necessitam de internação são realizados em quarto equipado com ar-condicionado, geladeira e televisão. Para cirurgias radioguidas dispomos de 2 equipamentos de “gama-probe” e realizamos pesquisa intra-operatória de linfonodo sentinela, localização radioguiada de lesão oculta (“ROLL”), localização radioguiada de lesão oculta e linfonodo sentinela (“SNOLL”), paratireoidectomia radioguiada e cirurgias ortopédicas radioguiadas como a ressecção de osteoma osteóide.  

    Nossos equipamentos e laudos

    As cintilografias são realizadas de modo rápido, confortável e segura. Os recursos tecnológicos de aquisição e processamento de imagens situam-se entre os mais modernos. Nossos equipamentos permitem aquisições protocolares previstas em normas internacionais. Como exemplo citamos as cintilografias ósseas e pesquisas de corpo inteiro: as imagens são adquiridas em uma única passagem pela “gama câmara” de modo automatizado, sem posicionamento manual ou visual, ao contrário dos equipamentos antigos que permitem apenas imagens segmentares do corpo. Rotineiramente complementamos as cintilografias com aquisições tomográficas (SPECT) visando aumentar a sensibilidade e especificidade dos estudos. Todas as fases da cintilografia de perfusão miocárdica, inclusive o estresse físico ou farmacológico, são realizadas no CDM, centralizando todo o exame no mesmo local. Sempre utilizamos a técnica “G-SPECT” durante o exame de perfusão o que permite um estudo funcional mais detalhado do coração. As cintilografias são disponibilizadas em CD-ROM. As imagens digitais estáticas ou em movimento permitem a visualização dos exames no consultório do médico solicitante da mesma forma que em nossas salas de laudo. As unidades de processamento de imagens das 3 clínicas são interligadas permitindo que um mesmo exame seja analisado por mais de um médico nuclear de forma simultânea.