PET-CT

A tecnologia PET-CT integra a Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET) com a Tomografia Computadorizada de Alta Resolução (CT). É um exame de imagem não invasivo, indicado para pacientes com doenças oncológicas, cardíacas, neurológicas, inflamatórias ou infecciosas.

Em um único procedimento diagnóstico é possível avaliar simultaneamente as condições funcionais (metabolismo dos tecidos) através do PET e as informações anatômicas (morfologia dos órgãos) através da CT de alta resolução. A associação entre as duas tecnologias permite um ganho de sensibilidade significativo em várias situações clínicas.

Em pacientes com câncer permite mudanças significativas na abordagem médica em cerca de um terço dos casos, possibilitando decisões terapêuticas mais precisas, seguras e com melhores resultados.

Conforto para o paciente
O CDM conta com alta tecnologia em PET-CT, proporcionando aquisições rápidas e com a maior resolução espacial disponível. O equipamento Biograph 16 Siemens possui maior abertura do túnel e comprimento reduzido, acomodando diversos biotipos e minimizando a sensação de claustrofobia. O uso de cristais “LSO” e a tecnologia “TrueV” aumentam significativamente a performance e permitem o uso de menores doses de radiação.

.

O exame

O exame PET-CT é realizado somente na cidade de Bauru.

O PET/CT é um exame de imagem, não invasivo, indicado para pacientes com doenças oncológicas, cardíacas, neurológicas, inflamatórias ou infecciosas.
O exame esta contra-indicado em pacientes grávidas.
O preparo correto para o exame é de extrema importância para que as imagens tenham qualidade adequada.

IMPORTANTE:
O radiofármaco utilizado é produzido para cada paciente, tem durabilidade muito curta e não pode ser usado em outro paciente. Em caso de cancelamento favor informar com 24 horas de antecedência.
O radiofármaco é produzido no mesmo dia do exame. Cancelamentos da produção pelas empresas fabricantes e atrasos no transporte podem ocorrer.

Veja o preparo do exame nas imagens abaixo.

LEMBRE-SE: o exame é contra-indicado para gestantes e para aquelas que estão amamentando!

Por medidas de proteção radiológica, não venha acompanhado por mulheres grávidas ou crianças.