A importância da Cintilografia Óssea

Cintilografia Óssea


Como a tecnologia da cintilografia óssea pode ajudar os pacientes

A cintilografia com metilenodifosfonato marcado com tecnécio 99m é muito eficaz na avaliação do comportamento ósseo metastático em algumas patologias neplásicas.

Este exame avalia a recorrência do doença em resposta à terapia, e observação de tumores em estágios iniciais, (os quais apresentam uma número baixo de metástases ósseas), daí a necessidade de um diagnóstico precoce.

Tanto o câncer de mama quanto o de próstata e de pulmão apresentam metástases ósseas que precisam ser diagnosticadas o mais cedo possível. Esta é a importância do PET-SCAN – identificar e dar início ao tratamento o mais breve possível.

A importância deste tipo de exame é realizar diagnósticos com precisão e facilitar e muito as consultas e tratamentos posteriores. Com certeza a Medicina Nuclear é um campo que ainda tem muito a evoluir. Pode ter certeza que você a partir do momento em que necessita de um exame com a cintilografia óssea terá a disposição o que há de melhor em equipamentos e precisão de resultados. Vamos analisar alguns detalhes a respeito deste exame tão importante:

Porque este exame ainda é visto com certo temor?

Eles são realizados através de contraste (que é um líquido radioativo) e cujo nível de radioatividade é menor do que um Raio-X, então os pacientes não devem se preocupar. É um exame totalmente seguro e eficaz.

Quais as vantagens da cintilografia óssea?

As vantagens são várias como veremos a partir de agora, então vamos enumerá-las:

Os aparelhos de cintilografia são capazes de diagnosticar tumores minúsculos os quais não são possíveis de serem diagnosticados em outros tipos de exame, então esta é uma vantagem muito boa de fato tanto para o médico quanto para o paciente. A precisão dos resultados é impressionante, desta forma, fica bem mais fácil este diagnóstico e possibilidades de tratamento.

Você pode através da cintilografia óssea diagnosticar diversas doenças tais como: traumatismos, tumores e fraturas.

De fato você conseguirá ter a sua disposição o que há de melhor em tecnologia para ter o diagnóstico preciso.

Este exame também detecta metástases ósseas de cânceres em vários órgãos, entre os quais podemos mencionar: pulmão, mama, próstata, bem como tumores ósseos, inflamações e doenças metabólicas dos ossos, avaliação de próteses, entre outras.

Como você pode ver as vantagens da cintilografia óssea são inúmeras, então o seu médico irá te orientar a respeito do procedimento e necessidades do exame. Não tenha dúvidas que você estará em boas mãos ao realizar a cintilografia óssea. Vamos ver agora como fazer este exame tão importante:

Como é feita a cintilografia óssea?

Em primeiro lugar o paciente recebe uma injeção de radiofármaco e logo em seguida ele é recomendado a retornar para casa retornando ao hospital ou clínica em torno de 3 ou 4 horas depois. Ele também deve tomar em torno de 8 copos de água para eliminar o radiofármaco.

Assim que retornar ao hospital o paciente deve esvaziar a bexiga através da urina. Depois disso o exame é feito – exame este que dura entre 30 e 40 minutos. Todas as imagens são registradas no computador e com a imagem do esqueleto em contraste. Os locais onde o radiofármaco se concentrou mais são mostrados.

Você não precisa de nenhum tipo de preparo ou jejum. Basta ter o horário agendado e comparecer ao hospital ou clínica. Este exame de cintilografia óssea é eficaz e oferece um ótimo custo benefício.

Um detalhe importantíssimo: no dia seguinte ao exame o paciente não deve ter qualquer contato com bebês ou grávidas.

Quais são os riscos de fazer a cintilografia óssea?

Praticamente não há riscos neste exame. O que pode ocorrer são pequenas reações alérgicas devido aos remédios, mas mesmo assim, são infrequentes.

A cintilografia óssea não deve ser feita por mulheres grávidas ou que possam estar grávidas, uma vez que a dose de radiação seja minúscula pode de alguma forma prejudicar o bebê e a gestação da mãe.

Conclusão a respeito da cintilografia óssea

Certamente o câncer é uma doença extremamente difícil de ser tratada, portanto, a cintilografia óssea é uma parceira ideal para os profissionais de saúde realizarem todos os exames possíveis para que haja um rápido tratamento e consequentemente uma melhoria do paciente.